top of page
Buscar

AFINAL, O QUE É INFLAMAÇÃO?

  • Foto do escritor: febh11
    febh11
  • 22 de ago. de 2024
  • 2 min de leitura

A inflamação é uma resposta protetora do corpo humano que envolve vasos sanguíneos, proteínas e outras substâncias do corpo.


Por que ocorre inflamação no corpo?


A inflamação tem a intenção de neutralizar, destruir ou diluir agentes nocivos e lesões ao corpo.




ree

Como a inflamação ocorre?


A partir do momento em que ocorre lesão, uma série de eventos e reações começam a ocorrer no corpo. Essas reações acontecem ao mesmo tempo e são complexas. Não é um evento único.

As etapas da resposta inflamatória aguda podem ser lembradas por 5 “R”:


(1) reconhecimento do agente lesivo,

(2) recrutamento dos leucócitos (células de defesa)

(3) remoção do agente lesivo

(4) regulação (controle) da resposta

(5) resolução (reparo).


(Fonte: Robbins, patologia básica / Vinay Kumar... [et al] ; [tradução de Claudia Coana... et al.]. - Rio de Janeiro : Elsevier, 2013.)


O que ocorreria se o nosso corpo não tivesse inflamação?


Sem inflamação, as infecções prosseguiriam sem controle e as feridas jamais cicatrizariam.

 No caso das infecções (invasões por vírus, bactérias, vermes e fungos), a inflamação é parte de uma resposta protetora mais ampla do sistema de defesa do corpo (sistema imunológico).


Quando a inflamação pode ser um problema?


·       Quando é ela é exageradamente forte, por exemplo, em uma infecção por uma bactéria muito forte e o corpo precisa de uma resposta muito intensa

·       Quando ela se prolonga por muito tempo e as reações do corpo continuam, mesmo após o agente externo já ter sido eliminado ou quando está sempre presente (inflamação crônica)

·       Quando é uma resposta inflamatória inadequada/inapropriada, por exemplo, quando ela é direcionada contra as estruturas do próprio corpo (doenças autoimunes) ou contra agentes do ambiente que são inofensivos (como nas alergias).


Por qual motivo é importante entender a inflamação?


Para compreender que as reações do corpo têm suas funções e são muito complexas...por esse motivo, regular um processo inflamatório crônico ou disfuncional nunca dependerá de uma única medida. Quando uma doença crônica ocorre, ela tem várias causas que interagem ao longo do tempo...então, você precisa agir em várias frentes de batalha para combatê-la.


Ou seja, não existe receita milagrosa!


Quais medidas podem ajudar a regular uma inflamação disfuncional?


- sono reparador - dieta mediterrânea (rica em vegetais, frutas, legumes, leguminosas, cereais e grãos, peixe e gorduras “boas”) - redução de alimentos ultraprocessados - atividade física regular - medicamentos específicos nas doenças autoimunes Está comprovado que um seguimento com equipe multiprofissional (médico, nutricionista, educador físico, fisioterapeuta, psicólogo, terapeuta ocupacional...) tem resultados mais eficazes. Por isso, não deixe de realizar acompanhamento com profissionais habilitados. 




ree

 
 
 

Comentários


bottom of page